Caio Porfírio Carneiro

quinta-feira, 5 de março de 2009

Origens Familiares


Paterna

Os Carneiros descendem de uma família de fazendeiros, que formam o tronco da família Carneiro, portugueses estabelecidos no norte do Estado desde 1722. Seu avô, Martiniano Carneiro, dono da vasta fazenda Pau Caído, era coronel da chamada Guarda Nacional, instituição criada durante o Império Brasileiro. Título só concedido aos grandes proprietários de terra. Resquício do antigo feudalismo, importado de Portugal, que dava direito absoluto aos grandes fazendeiros. A fazenda Pau Caído, no tempo do seu avô, era quase um Estado independente. Ninguém fazia o bem ou o mal, dentro dela, sem a ordem do "coronel" Martiniano Carneiro.


Materna

Os Castros descendem da grande família Caminha, que vem desde os tempos de Pero Vaz de Caminha, que escreveu a célebre carta ao rei de Portugal, anunciando o descobrimento do Brasil, em 1.500. O escritor Adolfo Caminha, escritor naturalista de grande nome na história literária brasileira, era primo do seu avô materno, Júlio de Castro e Silva.

Um comentário:

  1. Meu querido amigo Caio,

    Espero que tenha gostado do blog. É o meu presente. Você merece muito, muito mais ainda. Não é nada comparado a tudo que fez para as nossas Letras.
    Beijos da Rosani Abou Adal

    ResponderExcluir